quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Biologia- Difusão da Célula


Difusão simples e difusão facilitada, respectivamente.
 
A membrana celular exerce um papel importante no que se diz respeito à seletividade de substâncias - característica esta chamada permeabilidade seletiva. Neste processo, elas podem ser:

- impedidas de atravessar o espaço intra ou intercelular;

- transportadas, mas com gasto de energia (transporte ativo);

- transportadas, sem gasto de energia (transporte passivo).

No transporte passivo, temos a difusão simples, difusão facilitada e osmose. Neste contexto abordaremos apenas as duas primeiras, que ocorrem a fim de igualar a concentração intra e extracelular.

Difusão simples

Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores. Trocas gasosas entre o sangue e tecidos é um exemplo desse tipo de transporte.

Difusão facilitada

Há o auxílio de proteínas de membrana, denominadas permeases. Estas possuem sítios de ligação específicos para os tipos de substrato e atuam a fim de permitir que substâncias transitem pela região de bicamada lipídica.
O processo auxilia em casos em que essas últimas, em razão de suas propriedades químicas e tamanhos moleculares, demorariam muito tempo ou não poderiam fluir de forma espontânea, via difusão simples.

Neste caso, a movimentação se dá nas regiões mais para as menos concentradas e a velocidade é controlada, principalmente, pela quantidade de permeases disponíveis.

Sais minerais e determinados aminoácidos são transportados dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário