quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

História- História do Sutiã

Cansada dos incômodos espartilhos, a francesa Herminie Cadolle decidiu cortar a parte de cima dos mesmos, dando origem ao sutiã, em 1889. Porém a invenção foi patenteada somente em 1914, pela norte-americana Mary Phelps. Apesar de ter dado uma aparência mais moderna ao sutiã, Phelps não conseguiu o sucesso desejado, com isso ela acabou vendendo sua patente por US$ 1.550, para a Warner Bros.

Trinta anos depois a empresa já havia faturado cerca de US$ 15 milhões com o negócio. Atualmente o sutiã não é usado com uma única finalidade, mas sim com várias, entre elas a de revelar ou esconder as curvas, tornar a região do busto mais sexy. A peça hoje tem um design moderno, confortável e que esbanja a sensualidade do corpo feminino.


Evolução do sutiã

1920 – O sutiã possuía um estilo garçonne, achatando os seios.
1930 – Surgem os bojos de enchimento e as estruturas de metal para aumentar o busto.
1950 – Os sutiãs se tornam mais sedutores com o náilon.
1960 – Algumas feministas queimam em praça pública o sutiã, que consideravam símbolo da repressão masculina.
1990 – O sutiã retorna com força total no modelo “turbinado”, com diversos artifícios, serviam para levantar, aumentar e unir os seios.
2000 – Surge o modelo high-tech que estimula o crescimento da mama, que seca e absorve a transpiração, que hidrata os seios, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário